Menino do DF fã de esportes sonha encontrar uma família

Menino do DF fã de esportes sonha encontrar uma família

Menino do DF fã de esportes sonha encontrar uma família

por SECOM/VIJ — publicado 2022-11-28T08:02:00-03:00

David (16), menino branco, com cabelos loiros e olhos claros. Ele usa uma regata roxa com amarelo de basquetebol. David é um garoto sorridente de 16 anos que ama esportes e sonha ter uma família. “Tem uma frase que ouvi que diz não existir família perfeita. Não importa o jeito que vier, vou acolher com amor e carinho”, fala o menino. Ele deseja uma família que esteja ao lado dele nos bons e maus momentos, com a qual possa conversar e da qual receba atenção. 

Para ajudar na realização desse sonho, David integra o Em Busca de um Lar, programa de sensibilização para adoção fora do perfil clássico, desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF). A iniciativa visa aumentar a chance daqueles que não costumam ser a escolha óbvia dos pretendentes à adoção – adolescentes e crianças mais velhas, que pertencem a grupos maiores de irmãos, com deficiência ou graves problemas de saúde. 

Um dos fatores que dificultam o encontro entre as famílias é a idade. Se, de um lado, 85% das famílias buscam crianças só até os 3 anos, de outro, 90% das que aguardam adoção têm mais de 3 anos. A situação complica quando a idade passa dos 12 anos: apenas 2% das famílias aceitam acolher aqueles que representam quase a metade do total de meninos e meninas do cadastro de adoção.

Um futuro de sonhos

“David é um adolescente muito carismático, divertido, traz muita alegria por onde passa”, fala o psicólogo Rafael Leal, técnico responsável pelo menino na instituição de acolhimento em que ele está acolhido. David também é descrito como um menino com habilidade de liderança, que fala pelos outros. “Ele tem um senso de justiça muito bacana, passa segurança. Sabemos poder contar com ele”, afirma Rafael. O psicólogo destaca ainda o lado afetuoso de David. “Ele tem esse estilo todo de atleta, mas é muito sensível e carinhoso, apesar de não gostar muito de falar desse lado dele. É muito coração”, finaliza. 

David (16) posa sorrindo segurando uma bola de basquete. Muito ativo, David gosta de todos os esportes, mas o favorito é o basquete. É fã do time americano de basquete Knicks e do jogador da modalidade LeBron James. Quando não está estudando ou trabalhando, ele também curte jogos de tabuleiro e de cartas, mexer no celular, assistir a filmes – principalmente de ação, ficção científica e heróis. “Eu sou do tipo que gosta de fazer de tudo”, afirma David. 

Cursando o primeiro ano do Ensino Médio, David diz que é muito bom em Exatas e em Português. Como amante de esportes, também gosta muito das aulas de Educação Física. No contraturno escolar, o menino trabalha como jovem aprendiz no cargo de auxiliar administrativo em um banco. “É muito bom, dá para ser mais independente, conseguir minhas próprias coisas”, conta ele. Para o futuro, sonha estudar Administração, ser policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ou ainda entrar para o Exército ou ser jogador de futebol. Assim como ele sonha em fazer parte de uma família, ele se imagina no futuro formando um novo lar. 

Clique no link a seguir para conhecer melhor o David em vídeo: https://atalho.tjdft.jus.br/LcGX7n

COMO ADOTAR 

Famílias interessadas nos participantes do Em Busca de um Lar devem procurar a VIJ-DF para manifestar seu interesse na adoção. O contato inicial pode ser feito mandando mensagem pelo WhatsApp para o número (61) 99272-7849 ou para o e-mail embuscadeumlar.vij@tjdft.jus.br. 

Caso a pessoa interessada ainda não seja habilitada para adoção, é preciso iniciar o processo – saiba como: https://atalho.tjdft.jus.br/wQt0oO. Quem tem interesse em adotar adolescentes, grupos de irmãos, crianças e adolescentes com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde tem prioridade legal na habilitação e na tramitação do processo de adoção.  

SERVIÇO

Veja quem ainda aguarda por um lar na página do programahttps://atalho.tjdft.jus.br/ZUwqlt  

Conheça a família que encontrou o filho com a ajuda do programahttps://atalho.tjdft.jus.br/evcFnP 

Ouça a história de quem adotou fora do perfil em episódio do podcast Prioridade Absoluta: https://atalho.tjdft.jus.br/oJCUF1 

Facebook – https://atalho.tjdft.jus.br/LZhK12  
 
YouTube – https://atalho.tjdft.jus.br/iAc6c5 

Instagram TJDFT – https://www.instagram.com/TJDFToficial/ 

Fonte: TJDFT