História Oral entrevista Desembargador Jesuíno Rissato
O programa História Oral apresenta a entrevista do Desembargador Jesuíno Aparecido Rissato pelo canal oficial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) no YouTube. Sob a coordenação do 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati, o Desembargador Jesuíno Rissato falou sobre sua origem, família e carreira profissional.
Nascido em Astorga, no norte do Estado do Paraná, formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Londrina/PR (UEL) em 1983. Foi Promotor de Justiça do Estado de Rondônia até 1991, quando foi nomeado Juiz de Direito Substituto da Justiça do DF e dos Territórios. Na ocasião, o Desembargador Jesuíno conta que, durante a preparação para a prova do concurso da magistratura, acordava às 4h da manhã para poder estudar, pois entrava no trabalho às 8h.
Em sua carreira no TJDFT, foi titularizado em 1994 na 2ª Vara Criminal do Gama, e depois exerceu o cargo de Diretor do Fórum. Foi também Diretor do Fórum de Brasília até tomar posse como Desembargador em 2011. Durante três anos atuou como Ministro convocado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), inicialmente, substituiu o Ministro Felix Fischer durante uma licença, em 2019, e ficou até o ano de 2022. Durante esse período no STJ, o Desembargador afirmou que se dedicou muito e procurou “honrar o nome do nosso Tribunal”.
Aos interessados em seguir a carreira da magistratura, o Desembargador Jesuíno Rissato frisou que “a magistratura exige sacrifícios. Procurem trabalhar honestamente, com imparcialidade e dignidade.” Falou ainda “a alma do Tribunal são as pessoas e os servidores que nele trabalham”.
Assista aqui a entrevista completa.
Programa História Oral
O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram e participam da trajetória do TJDFT. Os depoimentos trazem um pouco da história do Tribunal desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.
O programa, criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.
Acesse a página do Programa História Oral e saiba mais sobre a história da Justiça do DF
Fonte: TJDFT