Ouvidoria do TJDFT retoma trabalhos da Rede Ouvir
O Ouvidor-Geral do TJDFT, desembargador Josaphá Francisco, e a secretária da Ouvidoria do TJDFT (SEOVG), Marília Barbosa de Barcelos, reuniram-se nesta segunda-feira, 30/5 com a Ouvidora-Geral do GDF, Cecília Fonseca, acompanhada do servidor Alyson Gonçalves.
O objetivo do encontro foi discutir a retomada da Rede Ouvir DF, com a participação do TJDFT. Este projeto, que estava parado desde 2019, é uma parceria entre Ouvidorias Públicas do Distrito Federal como as do GDF, MPDFT, TJDFT, TCDF e da CLD. A iniciativa busca proporcionar maior celeridade às demandas e presteza no atendimento ao cidadão e fortalecer a cooperação entre as ouvidorias, facilitando o andamento do trabalho e a circulação de informações como reclamações, denúncias, elogios e sugestões.
De acordo com o Ouvidor, para essa retomada, o primeiro passo será revisar o protocolo de intenções de acordo com as novas leis que regem os trabalhos das ouvidorias. “Espera-se que com a Rede Ouvir, o usuário dos serviços públicos acesse aos serviços com maior facilidade, pois ainda que a demanda não seja competência do órgão acionado, ele será redirecionado por meio da rede ao órgão competente”, explica o desembargador Josaphá Francisco.
Agora, o próximo passo será a assinatura do novo protocolo e a formalização dos processos de trabalho. Com isso, a Ouvidoria-Geral do TJDFT poderá ampliar o tratamento das demandas recebidas que se relacionam com a atuação de órgãos externos ao TJDFT.
Fonte: TJDFT